Notícias

//Elber apresenta projeto de gratuidade no transporte público a crianças e adolescentes com anemia falciforme

Elber apresenta projeto de gratuidade no transporte público a crianças e adolescentes com anemia falciforme

O vereador Elber Batalha (PSB) apresentou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), manhã desta terça-feira, 15.10, o Projeto de Lei 341/2019, que assegura o direito à gratuidade no transporte público coletivo no município de Aracaju a crianças e adolescentes com anemia falciforme e a seus acompanhantes.

O parlamentar foi procurado por representantes do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC) para que apresentasse esse projeto no parlamento de Aracaju. De acordo com o PL, a Prefeitura ficará responsável em emitir a carteira que assegure ao passageiro a gratuidade. “Isso vai possibilitar que todas as 108 crianças de Sergipe que sofrem de Anemia Falciforme tenham gratuidade no transporte público na capital, o que facilitará o melhor deslocamento dessas crianças e acompanhantes para o tratamento da doença”, explicou.

Elber disse ainda que o grupo do GACC o procurou no Núcleo da Defensoria Pública de Sergipe, o qual é defensor, para que essas crianças e adolescentes tivessem esse passe livre no transporte público para fazerem o tratamento. “Tivemos também a intervenção nesse projeto da Dra Carolina D’Avila, que foi quem intermediou toda essa discursão que materializou neste projeto. Hoje temos aqui na CMA a diretoria do GACC, uma comissão de mães com crianças com anemia falciforme que vieram solicitar apoio dos vereadores à causa. Essa gratuidade quase não terá impacto financeiro ao Setransp, mas, em contrapartida, o impacto social e afetado desse projeto é imenso”, disse.

Já a defensora pública Dra Carolina D’Avila, que faz parte do núcleo da saúde da Defensoria Pública de Sergipe, disse que ao fazer visitas às instituições que prestam serviços a crianças com câncer, umas das maiores reclamações era em relação à gratuidade no transporte público. “Eles reclamaram muito sobre esta demanda e informaram que já extasiam projetos semelhantes em outros estados. Apresentei Dr. Elber Batalha a eles e ele deu encaminhamento aqui na Câmara. Esse proto precisa ser aprovado porque vai ajudar e facilitar a vida dessas crianças e pais”.

Silvia Regina, mãe de Kaique Alexssandro, de 7 anos e que descobriu que tinha anemia falciforme no teste do pezinho, falou da dificuldade de locomoção, já que o tratamento necessita de vários especialistas em locais e dias diferenciados. “É muito médico que a gente vai, todo dia é um especialista diferente. Eu não trabalho e fica muito complicado nosso deslocamento para o tratamento dele. Às vezes peço carona ou então o próprio GACC dá uma assistência com transporte, a gente sofre muito, R$4,00 é muito pra gente. Eu creio em Deus que esse projeto que o vereador Elber pegou vai ajudar a gente” desabafou.

Além de Elber Batalha, os vereadores Manuel Marcos, Camilo Lula, Cabo Didi, Cabo Amintas, Pastor Alves, Lucas Aribé, Américo de Deus, Jazon Neto, Zé Valter e Emília Correia também assinaram o projeto de lei.

2019-10-15T11:21:59-03:0015 out 2019|Notícias|